LaTex: Experiências pessoais
Atualização em 22/05/2010
Introdução
Na medida do possível serão expostas as experiências (boas e más) com o e, em particular, as referências mais úteis. Usuário do
há muitos anos atrás, nos primórdios do
e hoje, às voltas novamente com ele. É um editor imprescindível para quem precisa ou deseja escrever textos de qualidade, em particular, científicos.
No WordPress estamos interessados no básico do . No Windows (XP e 7). No Windows, em recente experiência, o MiKTex (2.8) e o editor TeXworks, que vem junto com ele. Outros editores foram testados até que o problema da acentuação no TeXworks + Windows foi resolvido. Assim, a escolha recaiu sobre os dois.
O texto será suscinto e não muito cuidadoso, em benefício do lado prático. O princípio básico é: “para um bom entendedor, meia palavra basta”. Nada mais do que puras referências.
É bom, que o interessado saiba que sempre haverá mudanças e, portanto, recomenda-se o uso do “Notifique-me de novos artigos por e-mail” no final da apresentação, já que não há compromissos sobre o momento das alterações.
Finalmente, a preocupação fundamental são os padrões da ABNT. Mas haverá abordagens, também, fora desse contexto. Não se pode esquecer de que, quando usamos o , o Google é nosso amigo …
no MiKTex
Dicas de instalação do MiKTeX no Windows.
- Faça o download aqui e instale-o normalmente.
Instalando o padrão ABNT
- Faça o download da versão estável do abntex aqui.
- Descompacte-o e copie o diretório abntex no diretório do disco:\Arquivo de Programas\MiKTex 2.8\tex\latex. (Obs.: Em itálico, possíveis divergências).
- Vá em Todos os programas procure pelo MiKTex e execute o Settings (Admin), conforme a figura abaixo:
Figura 1. MiKTex Settings
O resultado é a janela da figura abaixo. Clique em Refresh FNDB e quando terminar a execução, clique em Update Formats. Nesse ponto, o padrão abntex está pronto para ser usado.
Figura 2. Finalizando a instalação do padrão abntex.
Estrutura do documento
A principal preocupação ao desenvover textos em é estabelecer uma organização do documento ou, manter uma estrutura lógica do documento. Uma divisão razoável, em mais alto nível é:
- Preâmbulo do
: Sempre começa pelo comando \documentclass[opções]{…}. É a parte inicial que orienta o
sobre as informações que terão efeito sobre TODO o documento.
- Preâmbulo do documento: São as informações que começam logo após o preâmbulo do
até, imediatamente antes do comando \begin{document}. Contem informações pertinentes ao documento propriamente dito (títúlo, autor, instituição, cabeçalho, rodapé, etc.).
- Corpo do documento: é tudo aquilo que começa pelo \begin{document} e termina com \end{document}. O corpo do documento deve ser, também, estruturado, cuja proposta é:
- Comandos de aparência
- Documento propriamente dito e respectivos comandos
, quando necessários
- Bibliografia: começa com \begin{thebibliography}{} e termina com \end{thebibliography}{}
Resumindo, a estrutura do documento será assim representada, usando o %, que é o comando comentário no :
% Preâmbulo do |
Quadro 1. Organização do documento completo.
Refinamento da estrutura do documento para usar o abntex
Usando o TeXWorks
- Defina um diretório e subdiretórios para os trabalhos com o
.
- Quando você executa o TeXWorks, aparece a figura 3 na metade esquerda:
- Vamos copiar o esboço do Quadro 1, para dentro do TeXWorks e salvar (o nome será refinamento-1). Como na figura 4, abaixo.
O preâmbulo do
, no padrão ABNT
- Eis um preâmbulo do
, funcional, no Quadro 2, com alguns comentários.
\documentclass[pagestart=firstchapter,% %twoside, % Se for imprimir frente-e-verso %openright, % Todo capítulo começa na página da direita sumario=completo, % tocpage=plain, % floatnumber=continuous, % Numere as figuras sequencialmente. Se o comando \chapter % for usado, então o formato será: capitulo.número espaco=simples, % Pode serduplo font=times, % Usar fontes do padrão LaTeX, e não a Times New Roman = times/plain indent=all, % Indentar as primeiras linhas de todos os parágrafos header=normal, % Cabeçalho apenas com # da página (plain). Pode ser "normal" para % incluir o nome da sessão, ou "ruled" para ter normal mais % uma linha separando cabeçalho do texto a4paper, % Papel A4 12pt]{abnt} % Fonte com 12 pontos. \usepackage[num, % Citações numéricas e, alfabéticas = alfa overcite, % citação superior. Retire e fica normal. abnt-full-initials=yes % Nome de autor completo abnt-emphasize=bf, % Como vai ser o grifo nas referênncias? Negrito = bf ou itálico = em abnt-and-type=e, % Usa "e" como em "Fonseca e Paiva" abnt-etal-cite=3, % Coloca et al a partir do quinto autor abnt-etal-list=3, % Na lista de referencias, nao colocar et al, e sim % todos os autores (unica coisa fora do padrão, Se quiser % ficar 100% aderente ao padrão, coloque "3" nesse parâmetro abnt-url-package=url, % Faz os links dos campos url e doi funcionarem recuo=0.7cm, % Rrecuo nas entradas bibjustif, % Justifica o texto da referência abnt-verbatim-entry=no % Se for yes, permite ver entradas da bibtex no final. ]{abntcite} \usepackage[brazil]{babel} % Português \usepackage{unicode} % Acentos Português, compatibilizando o Windows com o texto \usepackage[latin1]{inputenc} % Esse tem de ser combinado com o anterior \usepackage[T1]{fontenc} \usepackage{color} \usepackage{float} \usepackage{graphicx} \usepackage{url} \usepackage{listings}
Quadro 2. Preâmbulo do
(Adaptado do artigo do projeto aplicado 1/2009 – UNATEC – Acesso remoto nos sistemas operacionais) - Vamos inserir esse preâmbulo no arquivo Refinamento-1 e liberar o \begin{document} e o \end{document} para facilitar didaticamente. Salve com o nome Refinamento-2. Em seguida, execute (círculo verde claro com set vermelho à esquerda no submenu). Eis a figura 5, com o resultado:
Figura 5. Primeira compilação do documento. - Após a execução, a janela maior foi dividida em duas. A parte de baixo, com letras verdes são as mensagens geradas após a compilação.
- Raramente iremos alterar esse padrão. Podemos, então criar um arquivo somente com o preâmbulo. Abra um novo documento e copie somente o preâmbulo para a área do TeXWorks e salve-o, no mesmo diretório que está sendo usado, como PreambuloABNT (o TeXWorks irá colocar a extenção .tex).
- Já que o preâmbulo foi salvo, vamos aplicar o comanto \include{…}. Eis o resultado no Quadro 5:
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento % ... % Corpo do documento \begin{document} % Comandos de aparência % Documento propriamente dito e respectivos comandos \LaTeX, quando necessários % Bibliografia % \begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... % \end{thebibliography}{} \end{document}
Quadro 2. Preâmbulo do
(Adaptado do artigo do projeto aplicado 1/2009 – UNATEC – Acesso remoto nos sistemas operacionais)
Preâmbulo do documento
Eis no Quatro 3, com a escolha feita para o preâmbulo do documento:
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} % Comandos de aparência % Documento propriamente dito e respectivos comandos \LaTeX, quando necessários % Bibliografia % \begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... % \end{thebibliography}{} \end{document} |
Quadro 2. Preâmbulo do
(Adaptado do artigo do projeto aplicado 1/2009 – UNATEC – Acesso remoto nos sistemas operacionais)
Avançando sobre o corpo do documento
- Ao colocar o comando \folhaderosto, já teremos algo para sair. Veja o Quadro 3.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto % Usa informações do preâmbulo do documento! % Comandos de aparência % Documento propriamente dito e respectivos comandos \LaTeX, quando necessários % Bibliografia % \begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... % \end{thebibliography}{} \end{document}
Quadro 3. O efeito do comando \folhaderosto no corpo do documento.
- Levando o conteúdo do Quadro 3 para o TexWorks, após a execução, teremos uma nova janela no lado direito do monitor, com o resultado da execução. Nesse ponto, o arquivo foi gravado (antes da compilação) e um .pdf foi criado como resultado da execução. Esse .pdf está idêntico ao que vemos à direita, da figura 6, abaixo.
Figura 5. Incluindo o comando \folhaderosto e executando..
- Esse texto tem 4 capítulos mais a bibliografia (que é um capítulo). Então, que tal começarmos pelos capítulos, exibido no no Quadro 4, compilar, executá-lo e, olhar o resultado.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto \chapter{Introdução} \chapter{No WordPress} \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \chapter{Abordagens futuras} %\begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... %\end{thebibliography}{} \end{document}
Quadro 4. O efeito do comando \folhaderosto no corpo do documento.
- Texto bem planejado (ou já pronto), tem suas vantagens. Já sabemos as seções. O Quadro 5 exibe as modificações. Resta testar.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto \chapter{Introdução} \chapter{No WordPress} \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \section{Dicas de instalação do MiKTeX no Windows.} \subsection{Instalando o padrão ABNT} \section{Estrutura do documento} \section{Refinamento da estrutura do documento para usar o abntex} \subsection{Usando o TeXWorks} \subsection{O preâmbulo do \LaTeX, no padrão ABNT} \subsection{Preâmbulo do documento} \subsection{Avançando sobre o corpo do documento} \chapter{Abordagens futuras} %\begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... %\end{thebibliography}{} \end{document}
Quadro 5. Capítulos, seções e subcessões.
- O incômodo é a falta do índice e a numeração da página. Onde queremos o índice? Que tal após a folha de rosto? Então basta inserir o comando \tableofcontents no lugar escolhido, como exibido no Quadro 6, abaixo.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto \tableofcontents \chapter{Introdução} \chapter{No WordPress} \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \section{Dicas de instalação do MiKTeX no Windows.} \subsection{Instalando o padrão ABNT} \section{Estrutura do documento} \section{Refinamento da estrutura do documento para usar o abntex} \subsection{Usando o TeXWorks} \subsection{O preâmbulo do \LaTeX, no padrão ABNT} \subsection{Preâmbulo do documento} \subsection{Avançando sobre o corpo do documento} \chapter{Abordagens futuras} %\begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... %\end{thebibliography}{} \end{document}
Quadro 6. Incluindo o sumário e numeração das páginas.
Incluindo o texto
Um CTRL C e CTR V, adiciona o texto no corpo do documento, abaixo do comando \chapter{Introdução}. No Quadro 7. Um teste é sempre recomendável, no sentido de perceber as mudanças e, fixar as idéias.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto \tableofcontents \chapter{Introdução} Na medida do possível serão expostas as experiências (boas e más) com o \LaTeXe, em particular, as referências mais úteis. Usuário do \LaTeX há muitos anos atrás, nos primórdios do \LaTeX e hoje, às voltas novamente com ele. É um editor imprescindível para quem precisa ou deseja escrever textos de qualidade, em particular, científicos. No WordPresse estamos interessados no básico do \LaTeX. No Windows (XP e 7). No Windows, em recente experiência, o MiKTex (2.8) e o editor TeXworks, que vem junto com ele. Outros editores foram testados até que o problema da acentuação no TeXworks + Windows foi resolvido. Assim, a escolha recaiu sobre os dois. O texto será suscinto e não muito cuidadoso, em benefício do lado prático. O princípio básico é: “para um bom entendedor, meia palavra basta”. Nada mais do que puras referências. O texto está dividido em quatro capítulos: “No WordPress”, “\LaTeX no TeXworks”, “Abordagens futuras” e “Referências”, com respectivas seções sempre que necessário. É bom, que o interessado saiba que sempre haverá mudanças nesse texto e, portanto, recomenda-se o uso do “Notifique-me de novos artigos por e-mail” no final da apresentação, já que não há compromissos sobre o momento das alterações. Finalmente, a preocupação fundamental são os padrões da ABNT. Mas haverá abordagens, também, fora desse contexto. Não se pode esquecer de que, quando usamos o \LaTeX, o Google é nosso amigo … \chapter{No WordPress} \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \section{Dicas de instalação do MiKTeX no Windows.} \subsection{Instalando o padrão ABNT} \section{Estrutura do documento} \section{Refinamento da estrutura do documento para usar o abntex} \subsection{Usando o TeXWorks} \subsection{O preâmbulo do \LaTeX, no padrão ABNT} \subsection{Preâmbulo do documento} \subsection{Avançando sobre o corpo do documento} \chapter{Abordagens futuras} %\begin{thebibliography}{} % \bibitem{...} % ... % \bibitem{...} % ... % ... %\end{thebibliography}{} \end{document} |
Quadro 7. Incluindo texto. Uma linha em branco indica outro parágrafo.
Incluindo a bibliografia
Esse é uma passo desejável, nesse momento, para que as referências possam ser usadas.
O Quadro 8, mostra a inclusão dos itens de referência. Cada capítulo está sendo colocado em um arquivo e o comando \include usado estensivamente, daqui para frente. Que tal responder a pergunta: é mandatório colocar o comando \chapter no arquivo? Responda experimentando não colocar.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % \usepackage[pdftex]{hyperref} % Pacote que permite validar URLs no .pdf. Já existe no abntex. % Exibido aqui só como lembrança. % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto \tableofcontents % \chapter{Introdução} \include{capitulo01} % \chapter{No WordPress} \include{capitulo02} \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \section{Dicas de instalação do MiKTeX no Windows.} \subsection{Instalando o padrão ABNT} \section{Estrutura do documento} \section{Refinamento da estrutura do documento para usar o abntex} \subsection{Usando o TeXWorks} \subsection{O preâmbulo do \LaTeX, no padrão ABNT} \subsection{Preâmbulo do documento} \subsection{Avançando sobre o corpo do documento} \chapter{Abordagens futuras} \begin{thebibliography}{} \bibitem{Wikibooks} Wikibooks, \LaTeX. Disponível em http://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX. Acessado em: 01/05/2010. É uma excelente referência geral. \bibitem{Wikibooks} \LaTeX O que vou aprendendo. Disponível em: http://aprendolatex.wordpress.com/. Acessado em: 01/05/2010. Ótimo material. Não consegui identificar o autor. \bibitem{Campani} Campani, Carlos A. P., Tutorial de Beamer: apresentações \LaTeX, Abril 2006. Disponível em: http://ctan.org/tex-archive/info/portuguese/beamer/tutorialbeamer.pdf. Acessado em: 01/05/2010. Beamer é uma classe \LaTeX para produzir apresentações. \bibitem{Oetiker} Oetiker, T., Partl, H., Hyna, I. e Schlegl, E., Uma não tão pequena introdução ao \LaTeX ou \LaTeX em 137 minutos. Tradução portuguesa por Alberto Simões, Versão 4.20.1, 18 de Setembro de 2007. Disponível em: http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/portuguese/ptlshort.pdf. Acessado em: 01/05/2010. Manual clássico, em português. \bibitem{Roberts} Roberts, Andrews, Getting to grips with \LaTeX. Disponível em: http://www.andy-roberts.net/misc/latex/. Acessado em: 01/05/2010. Um ótimo começo. \bibitem{CTAN} CTAN: Comprehensive \TeX Archive Network. Disponível em: http://www.ctan.org/. Acessado em: 01/05/2010. Referência autorizada de material sobre o \TeX. \bibitem{Santos} Santos, Reginaldo J., Introdução ao \TeX, Departamento de Matemática-ICEx, UFMG. Abril de 2002. Atualizado em 04/03/2010. disponível em: http://www.mat.ufmg.br/~regi/topicos/intlat.pdf. Acessado em 02/05/2010. Material, que parece estar sempre atualizado pelo autor. \end{thebibliography}{} \end{document} |
Quadro 8. Bibliografia
Nada nos impede deixar nosso arquivo principal mais agradável. Vamos então, colocar a bibliografia em um arquivo, chamado bibliografia e, novamente fazer uso do comando \include, novamente.
% Preâmbulo do LaTex - Padrão abnt \include{PreambuloABNT} % Preâmbulo do documento %\citebrackets[] % Usar colchetes ao invés de () \autor{Julião Braga} \titulo{LaTex: Experiências pessoais } % \comentario{...} \instituicao{Universidade Anhanguera } \local{Sao Jose dos Campos, SP} \data{2010} % \citeoption{abnt-full-initials=yes} % É possível alterar o padrão no Preâmbulo do LaTex % Corpo do documento \begin{document} \folhaderosto \tableofcontents % \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \include{capitulo01} % \chapter{No WordPress} \include{capitulo02} \chapter{\textbf{\LaTeX} no MiKTex} \section{Dicas de instalação do MiKTeX no Windows.} \subsection{Instalando o padrão ABNT} \section{Estrutura do documento} \section{Refinamento da estrutura do documento para usar o abntex} \subsection{Usando o TeXWorks} \subsection{O preâmbulo do \LaTeX, no padrão ABNT} \subsection{Preâmbulo do documento} \subsection{Avançando sobre o corpo do documento} \chapter{Abordagens futuras} % \begin{thebibliography}{} \include{bibliografia} % \end{thebibliography}{} \end{document} |
Quadro 9. Texto com includes
Referências
[1] Wikibooks, . Disponível em http://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX. Acessado em: 01/05/2010. É uma excelente referência geral.
[2] O que vou aprendendo. Disponível em: http://aprendolatex.wordpress.com/. Acessado em: 01/05/2010. Ótimo material. Não consegui identificar o autor.
[3] Campani, Carlos A. P., Tutorial de Beamer: apresentações , Abril 2006. Disponível em: http://ctan.org/tex-archive/info/portuguese/beamer/tutorialbeamer.pdf. Acessado em: 01/05/2010. Beamer é uma classe
para produzir apresentações.
[4] Oetiker, T., Partl, H., Hyna, I. e Schlegl, E., Uma não tão pequena introdução ao ou
em 137 minutos. Tradução portuguesa por Alberto Simões, Versão 4.20.1, 18 de Setembro de 2007. Disponível em: http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/portuguese/ptlshort.pdf. Acessado em: 01/05/2010. Manual clássico, em português.
[5] Roberts, Andrews, Getting to grips with . Disponível em: http://www.andy-roberts.net/misc/latex/. Acessado em: 01/05/2010. Um ótimo começo.
[6] CTAN: Comprehensive Archive Network. Disponível em: http://www.ctan.org/. Acessado em: 01/05/2010. Referência autorizada de material sobre o
.
[7] Santos, Reginaldo J., Introdução ao , Departamento de Matemática-ICEx, UFMG. Abril de 2002. Atualizado em 04/03/2010. disponível em: http://www.mat.ufmg.br/~regi/topicos/intlat.pdf. Acessado em 02/05/2010.
[8] Mori, L. F., Tables in \LaTex2e: Packages and Methods, 2007 (Revisão). Disponível em http://www.vision.ime.usp.br/~jmena/misc/latex/tables_with_latex.pdf. Acessado em 03/03/2010.
[9] Love, Tim, Advanced LATEX, Agosto 2006. University of Cambridge. Disponível em: